sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Servidor Público - Ofício do "bem servir".

Um município, estado ou nação tem em suas bases o esforço, dedicação e trabalho de milhares de servidores públicos. Estes cidadãos carregam consigo a responsabilidade de estabelecer um elo entre o Poder Público e a sociedade, prestando serviços essenciais à população.
 
Servidores Públicos são trabalhadores que escolheram o ofício do "bem servir" e que se dedicam ao atendimento público nas mais diversas áreas:
  • Nas escolas, ministram o saber e semeiam o conhecimento.
  • Nos hospitais, salvam vidas e mantêm acesa a chama da luta pela existência.
  • Nas repartições administrativas, cumprem o papel que legaliza, organiza, gerencia e executa os serviços.
  • Nos departamentos de segurança, lutam pela preservação da integridade física do cidadão.
  • Nos setores de justiça, devolvem aos que os procuram o direito que lhes foi privado.
Em todos os órgãos públicos há sempre a sua relevante participação, confirmando a importância de seu trabalho para a sociedade.

Servidor público está por definição identificado com o interesse público, já que o interesse público do Estado ou da Administração também se incorpora no servidor. Esta dimensão do interesse público resulta da natureza legal da relação que se estabelece entre o Estado e o servidor. O conceito de interesse público é inseparável da função pública, e, em conseqüência, do feixe de direitos e de deveres simultâneos do Estado e do servidor.
 
Assim, nem o servidor existe para o Estado, nem este para o servidor; ambos existem para o interesse público, que os legitima.
 
O servidor público tem um papel decisivo na administração Pública. Sua missão é a de servir o interesse coletivo na forma pela qual ele for democraticamente definido pelo Governo em sentido amplo, ao nível da cúpula dos três poderes. Seu papel, embora subordinado ao poder político dos detentores de mandato popular, está longe de ser passivo. Pelo contrário, é e tem que ser ativo: diagnosticando problemas, levantando alternativas, propondo soluções.
 
O servidor público aparece também como tema a ser estudado e amplamente discutido, pois hoje ele tem papel importante no desenvolvimento econômico e social, bem como, tem também, uma relação de suma importância com o Estado e com o contribuinte.
 
Hoje, é necessário que o Estado promova uma reforma administrativa onde realmente busque valorizar os cargos considerados "de carreira", ou seja, aqueles em que o seu ingresso se dá mediante aprovação em concurso de provas ou de provas e títulos.

Não há dúvida que os servidores públicos de carreira constituem o ativo mais rico, mais estratégico, pois é o único fator que não se substitui com facilidade. Quando estes cidadãos que escolheram o ofício do "bem servir" são deixados de lado, muitas vezes sofrendo assédio moral ou coisa pior, quem perde é a instituição, é o povo, pois, sem corpo funcional bem selecionado, bem treinado, bem remunerado e constantemente estimulado, não poderemos crescer de forma permanente e equilibrada.

2 comentários:

  1. O pior é quando um cidadão ocupa um cargo publico e nas faz jus ao salario que o povo paga fica no setor publico de trabalho so na internet olhando coisas pessoais. Se houvesse uma fiscalização neste municipio oh nao ficava quase ninguem inocente

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post! O servidor público é uma figura muito importante para evitar que a burocracia se transforme em uma BURROcracia, mas para tal é preciso ser devidamente remunerados e com condições de trabalho adequadas.

    ResponderExcluir

Seu e-mail:

Delivered by FeedBurner