sábado, 26 de fevereiro de 2011

Identificar e Resolver Problemas - A técnica dos Cinco Porquês

As organizações contemporâneas vivem diversos desafios e um deles é identificar e resolver problemas que surgem com as frequentes mudanças necessárias para o crescimento e desenvolvimento das empresas.

Identificar e resolver problemas, é uma das principais habilidades que se espera de um gestor, assim muitas técnicas foram desenvolvidas ao longo do tempo para facilitar este trabalho nas organizações, algumas mais sofisticadas, outras porém mais simples e objetivas, como os "5 Porquês".

Essa técnica é considerada uma ferramenta de investigação eficiente e sua aplicação é considerada de fácil compreensão e funciona da seguinte maneira:

Identificar um problema, convidar as pessoas envolvidas a um questionamento sobre “Qual é o problema?” Em seguida questionar cinco vezes “Por que?”.

Os 5 Porquês lembram um comportamento infantil, onde por seguidas vezes a criança questiona seus pais ou pessoas mais próximas sobre assuntos variados, e que por pura insistência no questionamento acaba aprendendo ou encontrando respostas para seus problemas.

Sendo assim a técnica dos "5 Porquês", em síntese, baseia-se na repetição do questionamento “Por que”, pelo menos cinco vezes, em todos os estágios da identificação de possíveis causas para um determinado problema ou disfunção enfrentado pela organização. Pode-se avaliar também, praticando essa técnica, que geralmente a primeira resposta ao problema não é a causa principal. Ao perguntar porquê várias vezes, serão reveladas outras várias causas e uma delas poderá ser a principal.

Todo bom gestor pode e deve beneficiar-se dos 5 Porquês, quando houver a necessidade de identificar a causa de problemas na organização, pois esta técnica além de ser é muito simples é considerada de fácil aplicação e entendimento pelos envolvidos.

Quando usada pela primeira vez, tem-se a impressão que ela não vai ajudar em nada, mas à medida que os questionamentos evoluem, percebe-se os excelentes resultados que ela proporciona tanto para a organização quanto para as pessoas envolvidas no debate. O grande ganho do uso dessa ferramenta na gestão do dia-a-dia é a sua aceitação. Por ser simples, fácil de aplicar, as pessoas não criam resistência em usá-la até porque essa técnica está em nosso instinto.

Um dos desafios enfrentados no uso dessa técnica é a prática de liderança pelo gestor, os "Porquês" devem ser levantados e respondidos por todos. O gestor deve assumir sua posição de liderança e além de questionar, também tentar responder os porquês e assim cativando seus liderados ao debate e investigação das causas do problema.

Nada melhor que a simplicidade para resolver os problemas muitas vezes complexos e que chegam a tirar nosso sono. Por diversas vezes já nos deparamos e continuaremos a nos deparar com novos desafios que irão gerar novos problemas, então resolva-os com nosso instinto infantil, pergunte, questione e use os "5 Porquês". Não é uma técnica garantida, mas pode contribuir muito para a identificar e resolver os problemas do dia-a-dia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguir por Email

Seu e-mail:

Delivered by FeedBurner